postado em 14/05/2019

Em decisão, TST condena a Fundação Casa ao pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo e ao adicional de tempo de serviço (quinquênio) para Empregado Público Celetista.

Recentemente em um processo que patrocino há anos em face da FUNDAÇÃO CASA, o Tribunal Superior do Trabalho – TST confirmou a decisão da Vara de origem na cidade de Marília e do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 15ª Região de Campinas/SP, concedendo ao Autor o direito ao adicional de insalubridade em grau máximo e a gratificação de adicional de tempo de serviço – quinquênio e reflexos sobre os vencimentos integrais do Autor.
 
Resumidamente, quanto ao adicional de insalubridade, o Ministro e Relator Hugo Scheuermann, entendeu que o autor exercente do cargo de DENTISTA faz jus ao adicional de insalubridade em grau máximo, pois além da perícia constatar o risco, a reclama não provou que adotava cuidados de que os adolescentes atendidos pelo autor passassem por triagem ou exames prévios que detectassem doenças infecto-contagiosas.
 
Quanto ao Adicional por tempo de serviço – quinquênio, condenou a FUNDAÇÃO CASA ao pagamento da gratificação e reflexos nos vencimentos integrais, esclarecendo que a jurisprudência da Corte é pacífica no sentido de que tal benefício contempla todos os servidores públicos estaduais, sem distinção entre ocupantes de cargos públicos e empregos públicos seja ele servidores públicos estatutários e/ou celetistas.
 
Como advogada, responsável pelo frente de Direito do Trabalho, entendo que essa decisão é um grande avanço; primeiro, porque reconhece que todo empregado público seja ele contratado pelo regime estatutário e/ou celetista tem o direito garantido pela Constituição Estado e, segundo, porque reconhece que o empregado público ainda que contratado sob o regime celetista possui o direito a gratificação do adicional de insalubridade em grau máximo tendo em vista a exposição diária aos agentes considerados nocivos a sua segurança e saúde do trabalhador.

Ana Carolina Marinho é advogada e sócia fundadora da MARINHO ADVOGADOS ASSOCIADOS, especialista em Direito do Trabalho.
newsletter
Cadastre-se em nossa
Newsletter
Em decisão, TST condena a Fundação Casa ao pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo e ao adicional de tempo de serviço (quinquênio) para Empregado Público Celetista. |
Acompanhe nas
redes sociais
Marília/SP

Rua José Joaquim de Oliveira, 249 - Jardim Acapulco 
CEP 17.525-170
Tel. 14 3453 1361

São Paulo/SP

Avenida Paulista, 491 - Conj. 51
Bela Vista 
CEP 01.311-000
Tel. 11 2096-3165

Avaré/SP

Avenida Pref. Paulo Novaes, 1067 - Centro
CEP 18.705-000
Tel. 14 3448-1475

Brasília/DF

SCS, Quadra 1, Ed. Gilberto Salomão, Conj. 1004 - Asa Sul
CEP 70.305-900
Tel. 14 3453-1361


© 2024 Marinho Advogados Associados. Todos os direitos reservados.